A Religião Romana


A RELIGIÃO  ROMANA

A religião na Roma Antiga caracterizou-se pelo politeísmo, com elementos que combinaram influências de diversos cultos ao longo de sua história. Desse modo, em sua origem, crenças etruscas, gregas e orientais foram sendo incorporadas aos costumes já tradicionais de acordo com sua efetividade.

A ideia de efetividade de um ritual para agradar a um deus ou deuses é a ideia que permeia o cenário religioso da época. A noção de nossa sociedade de tradição judaico-cristã quanto à religião liga os rituais à fé, algo que não era levado em conta pelos romanos. Para eles os deuses simplesmente existiam, não havia necessidade de questionar esse fato.


Os deuses dos antigos romanos, à semelhança dos antigos gregos, eram antropomórficos, ou seja, eram representados com a forma humana e possuíam características como qualidades e defeitos de seres humanos.

O Estado romano propagava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses, como, por exemplo, Júpiter, pai dos deuses; Marte, deus da guerra, ou Minerva, deusa da sabedoria e da justiça. Em honra desses deuses eram realizados festivais, jogos, sacrifícios e outras cerimônias.

CRISTIANISMO
Para falar sobre o cristianismo temos que falar sobre a Roma que foi um dos territórios que essa religião mais sofreu.
Enquanto eles estavam na Roma se escorreu muito sangue por lá.
Eles eram mortos em publico por leões no local chamado de coliseu.
Eles eram mortos pelos romanos pelo fato de serem monoteístas e para os romanos isso era algo diferente.
A CONVERSÃO


O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.



Grupo: Lua Nara, Melina, Bruna e João Pedro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundação de Roma

A Queda do Império Romano